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As Vitaminas mais Conhecidas

JAN04 As Vitaminas mais Conhecidas
Postada em 04/01/2008 às 10h36.

VITAMINA A
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Informações Gerais: Se apresenta em 2 formas, o Retinol, encontrado em produtos animais e o Betacaroteno, encontrada em frutas e vegetais de cores fortes e que o nosso corpo converte em Vitamina A quando precisa. Foi durante muitos anos chamada de vitamina “milagrosa” por seu efeito sobre o sistema imune e sua importância no crescimento. O Betacaroteno é um antioxidante, ou seja, combate os Radicais Livres no nosso organismo.
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Deficiência: Cegueira noturna, alterações da córnea e da conjuntiva, dores de cabeça persistentes, baixa resistência a infecções (especialmente respiratória), problemas de pele (hiperqueratose), cabelos secos e quebradiços, cálculos renais.
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Funções Adicionais: Anticarcinogênica, previne o envelhecimento da pele, aumenta a visão e previne a cegueira noturna, aumenta a capacidade de cura do organismo, promove o crescimento e a saúde dos ossos, cabelos, dentes, pele e gengiva, ajuda no tratamento do hipertireoidismo. É utilizada na Displasia Mamária, pois é indispensável para a integridade estrtural das células epiteliais da mama.
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Toxidade: A vitamina a na forma de retinol é tóxica e nunca deve ser tomada por grávidas. O betacaroteno não é tóxico, sendo considerado seguro tanto para adultos como para crianças. Os sintomas de hipervitaminose são hepatomegalia (aumento do fígado), anemia, alterações periósteas e queda de cabelo.
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Fontes Naturais: Cenoura, leite e seus derivados, ovos, fígado, couve, mamão, laranja, manga, melão, melancia, pêssego, espinafre, couve de Bruxelas, brócolis, batata-doce, inhame, abóbora, abricó, etc.
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"COMPLEXO B"
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A vitamina B foi a primeira das vitaminas solúveis em água a ser descoberta. Em 1897, Christian Eijkman (1858-1930), na foto ao lado, médico do exército holandês, pensava que o Béri-Béri era uma infecção dos soldados. Ele estava em Jacarta (Indonésia, então colônia da Holanda), nos fins do século 19, estudando uma doença chamada Béri-Béri. Acidentalmente ocorreu um surto desta doença entre as galinhas do hospital onde trabalhava. Eijkman tentou, em vão, isolar a bactéria que estava causando a doença nas galinhas (na época achava-se que esta doença, como a maioria delas, era causada por germes). Subitamente, logo após a contratação de um novo cozinheiro para o hospital, a doença desapareceu. Eijkman investigou o assunto e descobriu que o novo cozinheiro passou a alimentar as galinhas com arroz não beneficiado (com cascas) pois este achava que arroz polido não era muito bom para galinhas. Eijkman passou então a controlar perfeitamente o aparecimento ou não da doença nas galinhas com adição ou retirada do arroz com cascas para as galinhas,sendo, assim, considerado o descobridor da vitamina B.
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Outros médicos entretanto já haviam identificado o problema do Béri-Béri, pois este era muito comum nos marinheiros japoneses que tinham dieta monótona de arroz polido e peixes. Perto de 1880 Kanehiro Takaki estudou o problema dos marinheiros japoneses e resolveu acrescentar alguns itens da alimentação dos marinheiros ingleses na alimentação dos japoneses. Takaki acrescentou cevada, carne e leite à alimentação dos marinheiros e a doença desapareceu.
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A interpretação de Takaki estava errada, entretanto, pois ele achava que a causa do Béri-Béri era falta de proteínas. Em 1932 outro japonês, o bioquímico S. Ohdake, identificou átomos de enxofre na vitamina B, e então o nome de "Tiamina" passou a ser usado para esta vitamina (o prefixo ti- vem do grego tion, significando enxofre). Com o tempo descobriu-se que a vitamina B na realidade era um conjunto de vitaminas, todas solúveis em água, que curavam doenças diferentes e passou-se a usar subscritos para se identificar estas vitaminas tais como B1, B2 ... até B17. Hoje em dia chama-se de complexo de vitaminas B este conjunto.
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VITAMINA B1
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Informações Gerais: A Tiamina ou Aneurina pertence ao grupo das vitaminas hidrossolúveis as necessidades de tiamina dependem da quantidade de ingestão de carboidratos: quando as alimentações são ricas em carboidratos, o perigo de se desenvolver hipovitaminose é maior. A Tiamina está relacionada com todos os processos metabólicos importantes do sistema nervoso, coração, células do sangue e músculos. Útil no tratamento de distúrbios nervosos, é excepcional contra desequilíbrios causados pelo alcoolismo. Há mais casos de deficiência de vitamina B1 que quaisquer outros, provavelmente por causa do alto índice de alcoolismo. O arroz polido e alimentos processados ou frutas secas que são tratadas industrialmente pelo dióxido de enxofre, perdem toda a vitamina B1 existentes originalmente.
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Deficiência: Beribéri, fadiga, debilidade muscular, perda de apetite, irritabilidade, depressão, memória fraca, formigamento nos dedos e sola dos pés, indigestão, náuseas, insônia.
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Funções Adicionais: Ajuda a converter açúcar em energia nos músculos e ossos, protege contra desequilíbrios causados pelo consumo de álcool, pode ajudar no tratamento de doenças neurológicas, pode ajudar no tratamento da anemia, pode aumentar a agilidade mental. A Tiamina em altas doses, por mecanismo ainda não conhecido, facilitaria a excreção do chumbo pela urina, em pessoas intoxicadas por este metal pesado, devido a Tiamina ser eliminada pela pele, pode ajudar como um "repelente de insetos", como moscas e mosquitos.
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Toxidade: Não há relatos de toxidade.
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Fontes Naturais: Arroz integral, gérmen de trigo, espinafre, couve-flor, nozes, sementes de girassol, amendoim, feijões, abacate, carne de porco, etc.
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VITAMINA B2
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Informações Gerais: A Riboflavina é uma integrante hidrossolúvel da família de vitaminas do complexo B. Ela é crucial para a produção de energia corporal e tem propriedades antioxidantes. Ela não é armazenada em grandes quantidades no corpo e sua deficiência é comum e a fadiga crônica pode indicar uma leve deficiência.
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Deficiência: Os sintomas freqüentes manifestam-se na pele e mucosas, como as fissuras dos cantos da boca ("boqueira"), alterações inflamatórias dos lábios (queilite) e da língua (glossite), eczema na pele e na genitália, queimação da pele, fadiga e perda geral de vitalidade, queda de cabelos, queimação ou secura dos olhos, retardo do crescimento em crianças. É mais comum ocorrer catarata em pessoas com deficiência de B2.
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Funções Adicionais: Ajuda a metabolizar gorduras, proteínas e carboidratos, melhora a visão, estimula funções reprodutoras saudáveis, aumenta o desempenho atlético, protege contra a anemia.
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Toxidade: É tóxica em doses muito elevadas e os sintomas, embora raros e mínimos, são comichão e queimação da pele.
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Fontes Naturais: Levedo de cerveja, fígado, língua e outras vísceras, leite, queijos duros, peixes como a truta, arenque, cavala, enguia e savelha, algas marinhas, repolho, ovos, sementes de girassol, arroz selvagem, aspargo, brócolis, espinafre, cogumelos, abacate, frutas tropicais, etc.
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VITAMINA B3
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Informações Gerais: A Niacina, Ácido Nicotínico ou Niacinamida ou Vitamina PP, é essencial para a síntese dos hormônios sexuais e a saúde do sistema nervoso, além de atuar como desintoxicante, eliminando do corpo toxinas, poluentes e drogas, pode também ajudar a reduzir as alucinações em esquizofrênicos, por bloquear a DMT (Dimetil-Triptamina) que está elevada nesses doentes, sendo esta DMT uma das causas dos surtos alucinatórios nos esquizofrênicos. O Ácido Nicotíco (Ácido Piridino-3-carbônico) é o precursor da Nicotinamida um componente das coenzimas que transferem hidrogênio; o Nicotinamida-Adenina-Dinucleotídeo (NAD) e o Nicotinamida-Adenina-Dinucleotídeo-Fosfato (NAD-P).
O Ácido Nicotínico pode ser formado a partir do aminoácido Triptofano no organismo, de maneira que a hipovitaminose evidente só aparece quando existe uma carência simultânea de Triptofano. A Vitamina B3 foi isolada pela primeira vez durante a oxidação da nicotina do tabaco, quando foi lhe dado o nome de Nicotinic Acid Vitamin, abreviado para Niacin.
A Niacina é a mais estáveis das vitaminas do complexo B. Ela é resistente aos efeitos do calor, da luz, dos ácidos e álcalis, é solúvel tanto em água quanto em álcool e uma parte dela é armazenada no fígado. Age na degradação do álcool etílico, reduzindo os teores do acetaldeído no organismo.
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Deficiência: A doença carencial é a Pelagra, que se caracteriza pela Tríade-D: Dermatite, Diarréia e Demência. As alterações de pele nas áreas expostas ao sol foram as que originaram o nome da doença (pella agra = pele áspera). Os eritemas são seguidos por atrofia da pele e pigmentação. As mucosas apresentam alterações inflamatórias (glossite, estomatite, gastrite) e as alterações do sistema nervoso central manifestam-se por alucinações e delírios.
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Funções Adicionais: Estimula a digestão saudável, reduz a hipertensão arterial, pode prevenir a enxaqueca, ajuda na respiração celular, produz energia a partir de açúcar, gordura e proteínas, mantém saudáveis a pele, os nervos e a língua, pode baixar o colesterol e proteger contra doenças cardíacas.
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Toxidade: Em altas doses, aparecem os seguintes sintomas: depressão, mau funcionamento do fígado, rubor e dor de cabeça.
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Fontes Naturais: Fígado e outras vísceras, galinha, ervilha, tâmara, figo, cereais integrais, ameixa, abacate, peixes, amendoim, trigo integral, leite, ovos, etc.
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VITAMINA B5
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Informações Gerais: O Ácido Pantotênico ou Pantotenato, tornou-se um suplemento muito conhecido nas últimas décadas por sua capacidade de incrementar os níveis de energia e melhorar a resposta imunológica e há evidências de que pode baixar o colesterol. Ultimamente tem sido feito pesquisas no seu uso como "anti-envelhecedor". por seu suporte às supra-renais e adequada produção dos hormônios corticosteróides e por sua ação na artrite é chamada de "anti-inflamatório natural". A vitamina B5 também é produzida pela flora intestinal, uma outra importante fonte desta vitamina no organismo humano.
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Deficiência: Devido estar disponível em grande parte dos alimentos a sua deficiência é incomum, exceto em pessoas que fazem uma alimentação de alimentos altamente processados, principalmente em adolescentes que só comem "fast-food", pois a atividade da vitamina B5 é perdida durante o refinamento dos alimentos. os principais sintomas de deficiência são: vômitos, câimbras, fadiga, insônia, baixa resistência às infecções, hipoglicemia, depressão, hipocloridria gástrica, dor abdominal, hemorragia e destruição das glândulas supra-renais. O uso de medicamentos que destroem a flora intestinal, como os antibióticos, especialmente as tetraciclinas, podem causar problemas na produção da vitamina B5 a partir da flora intestinal.
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Funções Adicionais: Estimula a cura de ferimentos, melhora o sistema imunológico, previne a fadiga, baixa os níveis de colesterol e protege contra as doenças cardíacas, previne e trata a artrite. Tem sido usada também no tratamento da asma, herpes simplex, alcoolismo, bruxismo, psoríase, depressão, perda da memória, alergias (inclusive alimentar), Lupus e doenças desmielinizantes, como polineurites e esclerose múltipla. A vitamina B5 tem sido usada após cirurgias, quando há uma paralisia dos intestinos, por estimular o peristaltismo intestinal.
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Toxidade: É muito rara, mas em doses prolongadas acima de 1.500 mg/dia, observou-se uma sensibilidade superficial nos dentes. Acredita-se que o excesso da vitamina B5 pode causar um desequilíbrio nas outras vitaminas do complexo B.
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Fontes Naturais: Carne, cereais integrais, farelo, rins, nozes, frango, melado, gema de vos, peixe, queijo, amendoim, feijões, batata doce, couve-flor, ervilhas, abacate, etc.
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VITAMINA B6
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Informações Gerais: Ou Piridoxina, é necessária para que a vitamina B12 seja absorvida. Além disso é requerida para o funcionamento de mais de 60 enzimas do corpo e também para a síntese de proteínas. De todas as vitaminas B, a B6 é a mais importante para a saúde do sistema imunológico, e acredita-se que protege contra alguns tipo de câncer. É largamente usada contra os sintomas da TPM e da menopausa e pode curar algumas formas de infertilidade.
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Deficiência: Anemia, distúrbios nervosos, fadiga, problemas de pele.
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Funções Adicionais: Aumenta a imunidade, ajuda a controlar o diabetes, assimila proteínas e gorduras, trata sintomas da TPM, deve ser ingerida por mulheres que utilizem pílula anticoncepcional pois esta prejudica a vitamina B6, reduz câimbras e espasmos musculares, age reduzindo a transformação da testosterona em DHT (di-hidro-testosterona), com isso auxilia no tratamento da a calvície e acne por excesso de DHT. Atua como diurético natural, protege contra o câncer, etc. Tem sido utilizada no Autismo e na Displasia Mamária, influi na atividade dos hormônios esteroidais, melhorando o metabolismo hepático dos estrógenos (hormônios femininos), além de e estimular a síntese de Dopamina e inibir a produção da Prolactina.
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Toxidade: É tóxica quando ingerida em altas doses causando sérios danos aos nervos.
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Fontes Naturais: Levedo de cerveja, fígado, rins, coração, melão, repolho, melado, ovos, etc.
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VITAMINA B9
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Informações Gerais: Conhecida também como Ácido Fólico ou Folacina ou Vitamina BC ou Ácido Pteroilglutâmico, que em descobertas recentes indicam poder prevenir alguns tipos de câncer e malformações congênitas, além de ser útil no tratamento de doenças cardíacas. A vitamina B9 é essencial para a divisão das células do corpo e é requerida para a utilização da glicose e de aminoácidos. Ingerida desde antes da concepção e em especial no primeiro trimestre da gravidez, a vitamina B9, pode prevenir a espinha bífida.
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Deficiência: Fraqueza, letargia, fadiga extrema, falta de sono, irritabilidade, debilidade mental.
Possível espinha bífida.
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Funções Adicionais: Melhora a lactação, melhora a pele, analgésico natural, dá resistência à infecção em crianças, é essencial à transmissão do código genético (DNA), previne a espinha bífida, etc.
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Toxidade: É tóxica em grandes doses e pode causar graves problemas neurológicos. Não pode ser tomado por pessoas com anemia por deficiência de vitamina B12.
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Fontes Naturais: Vegetais de folhas verde-escuras, cenoura, fermento, fígado, cereais, abacate, gema do ovo, melão e damasco.
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VITAMINA B12
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Informações Gerais: A Cobalamina ou Cianocobalamina é a única vitamina que já contém sais minerais essenciais. Ela é essencial para a saúde do metabolismo dos tecidos nervosos e sua deficiência pode causar danos ao cérebro e distúrbios neurológicos. A vitamina B12 existe em diversas formas, denominadas B12, B12 a, B12 b, B12c, B12 f, B12 m, B12 s. A forma B12a resulta associação da luz sobre uma solução aquosa da vitamina em presença de catalisadores. As propriedades químicas, físicas e biológicas das diferentes variedades são praticamente idênticas, exceto para a B12a, que se supõe inexistente no estado natural. Essa vitamina se encontra no fígado, carne bovina e suína, ovo, leite, queijo, rim.
- A vitamina B12 pode reduzir o risco de câncer e a severidade das alergias, assim como aumentar os níveis de energia. Chegou a ser considerada uma “droga maravilhosa” e era administrada em injeções para rejuvenescer.
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Deficiência: Anemia perniciosa, problemas menstruais, deterioração mental, tremores.
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Funções Adicionais: Aumenta a memória e a concentração é requerida para aproveitar gorduras, carboidratos e proteínas, protege contra elementos alérgenos e tóxicos, AIDS, esclerose múltipla, neuropatia diabética, herpes zoster, depressão em idosos, etc . É melhor absorvida em forma injetável ou sublingual (gotas ou tabletes).
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Toxidade: Não oferece toxidade.
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Fontes Naturais: Fígado, carne vermelha, carne de porco, ovos, queijos e leite.
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VITAMINA H
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Informações Gerais: Ou Biotina ou Coenzima-R, não é uma vitamina verdadeira, mas funciona com as vitaminas do complexo B, também sendo hidrossolúvel. A Biotina é eliminada do corpo por excesso de álcool, alimentos cozidos ou refinados e antibióticos. É essencial para o metabolismo normal de gorduras e proteínas. O ovo tem muita Biotina na gema, mas a clara crua contém Avidina, uma proteína que impede a absorção da Biotina, então praticantes de exercícios que ingerem grandes quantidades de derivados da clara do ovo têm de ingerir Biotina na forma de suplemento. Funciona mais eficazmente com as vitaminas B2, B3, B6 e A.
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Deficiência: Eczema, fadiga, diminuição do metabolismo das gorduras.
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Funções Adicionais: Alivia dores musculares, previne os cabelos brancos, trata o eczema, dermatite e outras doenças de pele e pode ajudar a prevenir a calvície.
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Toxidade: Não há relatos de toxidade.
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Fontes Naturais: Nozes, frutas, carne vermelha, fígado, gema, leite, rins, arroz não-polido e levedo de cerveja.
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VITAMINA C
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Informações Gerais: O Ácido Ascórbico é a vitamina, sob forma de suplemento, mais utilizada em todo o mundo e ainda assim as pesquisas indicam que uma grande parte da população tem deficiência. É uma das mais versáteis vitaminas necessárias à vida. A vitamina C natural se encontra em forma reduzida (Ácido Ascórbico) e oxidada (Ácido Dehidroascórbico), esta última a concentração é muito menor. É uma das vitaminas Antioxidantes e que, entre as suas muitas funções, acredita-se que aumente a imunidade e combata o câncer e as infecções. Regera a vitamina E no organismo, depois que esta age contra os Radicais Livres. É imprescindível para a formação do colágeno. O melhor meio de ingeri-la, como suplemento, é sob a forma de Ascorbato, que é mais potente que o Ácido Ascórbico, ou então na apresentação “time release” de liberação gradativa, pois a vitamina C por ser hidrossolúvel, todo o excesso é logo excretado pelos rins.
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Deficiência: Fraqueza, baixa capacidade de cura, irritabilidade, sangramento nas gengivas, facilidade de se ferir, perda de dentes, dores nas juntas, flacidez de pele, escorbuto.
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Funções Adicionais: Antioxidante, acelera a cura de ferimentos, mantém a saúde de ossos, dentes e órgãos sexuais, atua como anti-histamínico natural, pode ajudar a superar a infertilidade masculina, reduz a duração de resfriados e outras viroses, auxilia no tratamento do stress.
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Toxidade: Pode causar pedras nos rins e gota em algumas pessoas. Em doses muito altas pode dar diarréia e câimbras.
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Fontes Naturais: Todas as frutas cítricas, especialmente laranja, limão, acerola, kiwi, frutas silvestres (fruto da roseira, groselha preta, etc), brócolis, batata inglesa, batata doce, couve-flor, tomate, fígado e todos os vegetais.
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VITAMINA D
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Informações Gerais: Ou Calciferol, é lipossolúvel e pode ser produzida na pele a partir da energia do sol, sendo que a luz solar é necessária para o nosso corpo sintetizá-la, já que não é encontrada em grande quantidade nos alimentos. É importante para a absorção do Cálcio e Fósforo e ajuda a regular o metabolismo do Cálcio e junto com a vitamina K age na fixação do mesmo nos ossos. Pesquisas indicam que pode influenciar na proteção contra alguns tipos de câncer e doenças infecciosas. É a única vitamina deste grupo encontradas nos organismos de animais superiores, formada por via fotoquímica a partir do 7- dehidrocolesterol (provitamina animal). Nas plantas se encontram como substancias de intenso efeito antiarrítimico (coração). Outras vitaminas D com estrutura química conhecida são: D2, D4, D5, D6.
Seus nomes científicos são:
- Vitamina D2 = Ergocalciferol;
- Vitamina D3 = Colicalciferol;
- Vitamina D4 = 22 - Dehidroergosteferol;
- Vitamina D5 = 7 - Dehidroergosteferol;
- Vitamina D6 = 2 - Dehidroergosteferol.
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Deficiência: Raquitismo, osteomalácia, dor nos ossos, debilidade e espasmos musculares, osteoporose.
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Funções Adicionais: Protege contra a osteoporose, ajuda no tratamento da psoríase, melhora o sistema imune, é necessária para se ter ossos e dentes fortes.
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Toxidade: É a mais tóxica de todas as vitaminas e pode causar náuseas, vômitos, dores de cabeça e depressão.
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Fontes Naturais: É encontrada na cavala, sardinha, bacalhau e todos os óleos de peixe.
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VITAMINA E
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Informações Gerais: Ou Tocoferol, é lipossolúvel e uma das principais vitaminas Antioxidantes. É importante para a produção de energia e na manutenção da saúde em todos os níveis. Ao contrário da maioria das vitaminas lipossolúveis, a vitamina E é armazenada no corpo por pouco tempo e até 75% das doses diárias são excretadas com as fezes. Influi na produção de energia, atuando nos níveis do colesterol, auxiliando na redução do risco de doenças do coração. Tem importante ação nos tratamentos da TPM.
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Deficiência: Não apresenta nenhum sintoma evidente, como nas outras vitaminas.
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Funções Adicionais: Antioxidante, anticoagulante, protege contra distúrbios neurológicos, trata dos problemas de pele, auxilia na prevenção do aborto, previne câimbras musculares e espasmos, estimula o sistema imunológico, usada como auxiliar nos tratamentos de impotência sexual e esterilidade. Por modular o equilíbrio estrogênio/progesterona na mulher, é utilizada no tratamento da Displasia Mamária.
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Toxidade: Altas doses podem ser tóxicas e deve ser usada com cautela quando em combinação com drogas anticoagulantes.
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Fontes Naturais: Germe de trigo, soja, óleos vegetais, brócolis, verduras, cereais integrais e ovos.
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VITAMINA K
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Informações Gerais: A Menadiona é lipossolúvel sendo fundamental na coagulação sangüínea.Se conhecem diversas formas naturais de vitamina K. A vitamina K1, contém uma só cadeia lateral não saturada de 20 átomos de carbono, e as formas de vitamina K2, sendo cadeias laterais múltiplas não saturadas de 30 átomos de carbono. [ K2 (30) ] e de 35 [ K2 (35) ]. A vitamina K se encontra nas clorofilas das plantas, onde desempenha um importante papel na fotossíntese. As vitaminas naturais são solúveis na gordura e bastante estáveis no calor. São encontradas no iogurte, alfafa, gema de ovo, óleo de açafrão, óleo de soja, óleo de fígado de peixe, algas e verduras.
Atua diretamente na síntese de Protrombina e outras proteínas importantes à coagulação do sangue. Com a ajuda do Cálcio e Potássio, auxilia na conversão de protrombina em trombina, que é necessário na formação do fibrinogênio. Junto com a vitamina D, promove a síntese de Osteocalcina, proteína responsável pela fixação do cálcio na matriz óssea.
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Deficiência: É bastante rara.
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Funções Adicionais: Artrite reumatóide, Osteoporose, doenças hemorrágicas, no pré-cirúrgico, hipermenorréia e dismenorréia, insuficiências hepáticas.
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Toxidade: Não há relatos, raramente pode causar flush cutâneo, sudorese e sensação de opressão no peito.
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Fontes Naturais: Couve-flor, chá verde, espinafre, brócolis, alface, couve, fígado, agrião, aspargo.

Orkut
Rubens Granato Junior

Rubens Granato Junior

58 anos, casado(a)
Cotia / SP

: P

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